Dicas de Pequenos Reparos

Fechadura - instale você mesmo
Os passos a seguir podem orientá-lo a instalar uma nova fechadura. Para facilitar o trabalho, não deixe de consultar as instruções de instalação que devem ter vindo junto com o produto. Em geral, todas as peças necessárias estão incluídas na embalagem.
Se você está instalando a fechadura numa porta nova, você vai precisar de uma furadeira elétrica para facilitar o trabalho.
Se você está instalando uma nova fechadura em substituição a outra anteriormente instalada, certifique-se que as medidas sejam compatíveis e que os espelhos (ou rosetas) cubram todas as marcas antigas. O formão será mais utilizado que a furadeira elétrica.
Fechadura1. Para marcar a posição de colocação da fechadura na porta, marque uma linha horizontal na altura que será colocada a fechadura (sugerimos que a maçaneta fique a 1,10 m de altura em relação ao piso). Transfira essa linha para a lateral da porta e marque uma outra linha vertical a fim de dividir espessura da porta ao meio. Se a fechadura trouxer um gabarito (em geral um desenho no papel), prenda-o na porta, na altura sugerida, para facilitar as demais marcações.
Fechadura


2. Para centralizar a fechadura na porta - usando a própria fechadura, centralize o furo da maçaneta no encontro das linhas que foram traçadas, e faça as marcas para embutir a fechadura. Deixe uma folga para a fechadura entrar livre. (Retire o castelo quando se tratar de fechadura externa).

Fechadura

3. Com um formão, faça o entalhe para embutir a fechadura. Para facilitar o trabalho com o formão, pode-se fazer alguns furos com a broca diâmetro 10 mm ao longo do local onde será embutida a fechadura, usando a furadeira elétrica.


FechaduraFechadura

4. Para embutir a testa da fechadura na porta, coloque a fechadura na porta, risque os contornos da testa e retire-a. Com um formão faça o entalhe para embutir a testa, deixando uma caixa com 2 mm de profundidade.



Fechadura5. - Para fazer os furos da maçaneta, do castelo (fechadura externa), da chave (fechadura interna} e da alavanca de acionamento (fechadura de banheiro):
a) para fazer o furo da maçaneta, use uma broca chata com diâmetro de ½".
b) para fazer o furo do castelo monobloco ou castelo quádruplo, use uma broca com diâmetro de 3 mm. Faça vários furos na linha do contorno do mesmo. Use o formão para vazá-los. Dê acabamento com uma groza.
c) para fazer o furo da chave (fechadura interna), use uma broca com 10mm de diâmetro. Faça os furos nos centros marcados com o gabarito. Termine de vazar com o formão. Dê acabamento com uma groza.
d) o furo da alavanca de acionamento da lingüeta deve ser executado com uma broca chata com diâmetro de ½".
Fechadura6. Coloque a fechadura na porta. Coloque a maçaneta com ferro e acione o trinco. Fixe o castelo e acione a lingüeta. Faça o mesmo com a chave (fechadura interna) ou a alavanca de acionamento (fechadura de banheiro). Se o funcionamento da fechadura estiver macio, sem interferência, marque os furos para fixação. Retire a fechadura e execute-os usando uma broca com 3 mm de diâmetro. Recoloque a fechadura, fixe-a e fixe também o castelo (fechadura externa).
Fechadura7. Com a fechadura já instalada e fixa, coloque o espelho fixo em um lado da porta, coloque a maçaneta com ferro para segurá-lo, marque os furos e retire o espelho. A marcação dos furos das rosetas da maçaneta e do castelo (fechadura externa), deverá ser desta mesma forma. Para marcar os furos das rosetas da chave (fechadura interna) centralize o furo da chave da roseta com o furo da chave na fechadura. Segure-a bem firme e faça as marcas. A alavanca de acionamento da lingüeta (fechadura de banheiro) é fixa em uma das rosetas, introduza-a na fechadura e faça as marcas nos dois lados da porta.
8. Retire a fechadura e execute todos os furos de fixação das rosetas com uma broca com 2,2 mm de diâmetro. Para fazer os furos para fixação dos espelhos use uma broca de 2,2 mm de diâmetro. Quando o espelho é fixo apenas pelo lado interno da porta, o parafuso é utilizado apenas no espelho a ser colocado do lado interno da porta. No espelho a ser colocado do lado externo da porta é utilizada uma bucha que pode ser cravada no lado externo do espelho, visível, porém fixa; ou ainda embutida no lado interno do espelho, não visível do lado externo. Para fixar estes espelhos, execute os furos com uma broca de 10 mm de diâmetro.
Fechadura9. Para entalhar o encaixe do trinco, da lingüeta e fixar a contra-testa, acione a lingüeta da fechadura, encoste a porta no batente, marque as linhas do trinco e da lingüeta, transfira estas marcas para dentro do batente. Trace uma linha vertical dividindo o encosto do batente ao meio, centralize a contra-testa, marque o contorno interno dos furos. Usando o formão faça o entalhe dos mesmos no batente. Verifique se a lingüeta e o trinco não estão enroscando. Centralize a contra-testa no furo do trinco, risque o contorno externo da mesma e faça o entalhe no batente, deixando uma caixa com 1,5 mm de profundidade. Coloque a contra-testa no entalhe marque os furos e execute-os. Use uma broca com diâmetro de 2 mm.
10. Se você achar que a instalação é muito complicada ou se não tiver as ferramentas adequadas, é recomendável chamar um técnico especializado. Se você não conhece um bom marceneiro, consulte as lojas especializadas, pois elas costumam manter um cadastro de técnicos experientes. Exija sempre referências do profissional escolhido, e consulte pelo menos duas pessoas que tenham contratado os seus serviços.





Selo PROCEL
Selo ProcelSELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA ou simplesmente SELO PROCEL, instituído através de Decreto Presidencial de 08 de dezembro de 1993, é um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL.
SELO PROCEL tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Também objetiva estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.
Os equipamentos que atualmente recebem o Selo são:

- Refrigerador de uma porta compacto
- Refrigerador de uma porta
- Refrigerador combinado
- Refrigerador combinado frost-free
- Freezer vertical
- Freezer vertical frost-free
- Freezer horizontal
- Ar-condicionado de janela
- Ar-condicionado do tipo Split
- Motor elétrico de indução trifásico padrão
- Motor elétrico de indução trifásico de alto rendimento
- Coletor solar plano – aplicação banho
- Coletor solar plano – aplicação piscina
- Reservatórios térmicos para coletores solares – Alta e baixa Pressão
- Reatores eletromagnéticos para lâmpadas a vapor de sódio
- Reatores eletromagnéticos para lâmpadas fluorescentes tubulares
- Lâmpadas fluorescentes compactas
- Lâmpadas fluorescentes circulares

Já foram iniciados os trabalhos para estender a concessão do SELO PROCEL a mais equipamentos, tais como: painéis fotovoltaicos, bombas centrífugas, equipamento de geração eólica, fornos de microondas, máquinas de lavar roupa, lâmpadas à vapor de sódio, televisores, aquecedor de acumulação elétrico (boiler), ventiladores de teto, bombas de calor e outros.

Selo ProcelSELO PROCEL é concedido anualmente aos equipamentos que apresentam os melhores índices de eficiência energética, normalmente caracterizados pela faixa A da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE, dentro das suas categorias. São exemplos, o ar-condicionado inteligente, com temperatura controlada eletronicamente, os chuveiros elétricos de menor potência e as geladeiras que cada vez mais garantem eficiência energética. Destaca-se, entretanto, que, para algumas categorias de produtos, outras características técnicas e qualitativas associadas ao equipamento serão também verificadas e consideradas para a concessão do SELO PROCEL.
Para ser contemplado com o Selo PROCEL, o produto deve ser submetido a ensaios específicos em laboratório idôneo, indicado pelo PROCEL. Os parâmetros a serem avaliados constam do “Critério Específico para Concessão do SELO PROCEL” relativo a categoria desse produto, anexo ao Regulamento do Selo PROCEL.
A adesão das empresas ao SELO PROCEL é voluntária.
Para maiores informações, consulte as tabelas de consumo/eficiência energética apresentadas no site do Inmetro, clicando aqui.
Veja também a matéria Economia em Casa.







Reparando o ferro elétrico
Um dos defeitos mais comuns no ferro de passar roupas é o mau contato ou rompimento do seu fio. Isto pode ser perigoso, devido ao risco de choque elétrico e até mesmo de incêndio. O desgaste do fio pode ser causado pela forma como é enrolado (em geral em torno do próprio ferro) ou pela maneira como é retirado da tomada (puxando pelo próprio fio e não pela tomada). Para maior durabilidade, o fio deve ser enrolado em pequenos círculos (e amarrado com arame fino - como os que fecham os pacotes de pão-de-forma), sem forçar sua conexão com o próprio aparelho e sempre com o ferro completamente frio.
Para verificar o fio de seu ferro elétrico, siga os passos abaixo:
1. Desligue o aparelho da tomada e verifique se está totalmente frio e sem água (no caso de ferros a vapor).
ferro-elétrico2. Se a tomada não é blindada, abra-a e verifique as conexões internas: podem estar desgastadas, soltas ou até apresentando sinais de corrosâo (cor esverdeada na ponta do fio). Retire o fio, faça novas pontas e recoloque o fio nos terminais, assegurando-se que estão bem apertados.
ferro-elétrico
3. Para abrir a tampa do ferro elétrico onde o fio se encaixa (geralmente na parte traseira ou de apoio do ferro em pé), retire o parafuso com cuidado e retire a tampa.
4. Antes de mais nada, teste o fio para ver se está partido. A verificação do fio deverá ser feita com o auxílio do teste neon (veja matéria Reparos Elétricos - Conceitos Básicos), unindo-se um dos terminais do teste a uma das pontas da tomada e o outro terminal do teste a uma das pontas do fio que está aparafusada no ferro elétrico (ver item 5). Se a lâmpada do neon não acender, inverta um dos terminais do teste (colocando-o na outra ponta da tomada, por exemplo). Se a lâmpada do teste neon continuar não acendendo, o fio está partido e deverá ser trocado por outro novo, seguindo as especificações do fabricante do ferro elétrico.
ferro elétrico5. Se o fio não está partido, verifique se um de seus terminais não está solto (ou com corrosão). Antes de soltá-lo do ferro, faça um esboço da ligação, anotando inclusive a posição e cor de cada fio. Você terá que refazer a ligação obedecendo este esboço. Afroxe os parafusos para poder soltar os fios.
6. Refaça as pontas do fio, cortando-o a uma distância de 2 a 3 cm de seu final. Com uma faca ou gilete, descasque os terminais, deixando um comprimento suficiente para que possam ser aparafusados novamente nos terminais do ferro elétrico.
7. Reinstale-os utilizando o esboço feito no item 5. Atenção: as partes desencapadas do fio não podem se tocar, pois haverá um curto circuito. Assegure-se de que os terminais estão bem apertados pelos parafusos. Repita o teste feito no item 4, para ter certeza de que o aparelho está funcionando corretamente.
8. Recoloque a tampa, com cuidado para não forçar o fio e aparafuse.
9. Ligue o terminal do fio na tomada da parede e ligue o ferro. Verifique se, depois de alguns minutos o fio está esquentando. Se estiver, desligue imediatamente o aparelho e retire o fio da tomada. O problema deve estar acontecendo em partes internas do ferro. Neste caso, recomenda-se levá-lo a uma assistência autorizada ou a um eletricista de confiança.
10. Se você não se sente confortável em executar os passos aqui sugeridos, ou se tem dúvidas não esclarecidas neste texto, leve o ferro de passar roupa a uma assistência autorizada ou a um eletricista de confiança. Se você não conhece um bom eletricista, consulte as lojas especializadas, pois elas costumam manter um cadastro de técnicos experientes. Exija sempre referências do eletricista escolhido, e consulte pelo menos duas pessoas que tenham contratado os seus serviços.





Reparos elétricos - conceitos básicos
O conforto e as facilidades trazidas pela eletricidade são tão comuns hoje em dia que só percebemos sua importância quando algo para de funcionar. Consertar pequenas falhas elétricas em sua casa não é muito complicado e não são exigidas ferramentas especiais. Se considerarmos que as instalações elétricas têm uma lógica simples e que devem seguir padrões pré-estabelecidos, só precisamos ter alguns cuidados antes de tentar efetuar o conserto: entender os princípios de funcionamento e tomar alguns cuidados com a segurança pessoal e da instalação. Veja algumas dicas a seguir.
1. Um circuito elétrico é formado por fios que conduzem a eletricidade desde a fonte de energia (por exemplo, o quadro de disjuntores de sua casa), passando por dispositivos (tomadas, bocais, interruptores, etc), e voltando àquela fonte. O cabo energizado (ou fase) leva a eletricidade até o dispositivo e o cabo neutro a traz de volta até o quadro de disjuntores. As conexões podem ser paralelas ou seriais.
Reparos Elétricos
2. Conexões em paralelo - usadas para ligações convencionais de nossa residência, podem ter diversos dispositivos operando no mesmo circuito, com os cabos fase e neutro caminhando juntos de uma caixa de passagem para outra, nos quais são conectados os dispositivos.


Reparos Elétricos
3. Conexões em série - este tipo de circuito liga o cabo fase a todos os dispositivos antes de se ligar ao cabo neutro e retornar para a fonte. São raramente usadas em instalações domésticas, pois se uma lâmpada queimar, todas as outras lâmpadas do mesmo circuito apagarão, já que a corrente elétrica foi interrompida. Um bom exemplo deste tipo de conexão é encontrado nos conjuntos de lâmpadas de natal.

Reparos Elétricos
4. A primeira regra mais importante para reparos elétricos é somente usar ferramentas isoladas (com cabo/proteção de borracha ou plástico), para evitar choques. Isto se aplica a alicates, chaves de parafuso, tesouras, giletes, e qualquer outra ferramenta que for necessária. Lembre-se também que a água e a energia elétrica não combinam: a água conduz a eletricidade. Nunca faça o reparo se houver humidade no local, se o chão estiver molhado, etc. Se pecisar, use sapato de sola de borracha.

Reparos Elétricos
5. A segunda regra mais importante é nunca trabalhar em circuitos energizados (ou "vivos"). Antes de qualquer coisa, desligue o circuito no quadro de disjuntores. Se ele é protegido por fusíveis, basta retirar aquele que está instalado na ramificação que necessita de reparo. Para ter certeza que o circuito está desligado, deixe uma lâmpada que estiver conectada àquele circuito ligada, antes de desligar o disjuntor ou retirar o fusível. Quando ele for desligado, a lâmpada também desligará.

Reparos Elétricos
6. Outro tipo de teste para ver se os cabos estão energizados pode ser feito usando o teste neon. Encoste um dos terminais do teste em um dos cabos e o outro terminal no outro cabo. Se o circuito estiver energizado, o teste acenderá. Tenha cuidado de segurar os terminais do teste na parte de plástico. Para ter certeza que o teste neon está funcionando, coloque seus dois terminais em uma tomada que esteja energizada. Se o neon acender, o teste está funcionando.

Reparos Elétricos

7. Os disjuntores e os fusíveis têm a função de proteger o respectivo circuito elétrico de curtos e sobrecargas. Quando isso acontece, o disjuntor desarma e o fusível queima. Antes de religar o disjuntor ou trocar o fusível, tente identificar a causa do problema: em geral, pode ter havido um curto circuito numa tomada, num interruptor ou mesmo num aparelho elétrico; uma sobrecarga causada pelo uso de mais aparelhos elétricos do que o previsto para o circuito; ou quando há um pico no fornecimento de energia elétrica (depois de uma falta de luz, durante uma tempestade com raios, etc.).

Reparos Elétricos
8. Outro cuidado adicional que você pode tomar é marcar, no quadro de disjuntores ou de fusíveis, o circuito que você desligou. Use uma fita adesiva de papel, por exemplo, para colocar um aviso para ninguém mexer ali enquanto você estiver trabalhando. Leve o fusível no seu bolso ou prenda o disjuntor na posição desligado com uma fita isolante. Enquanto você estiver consertando um aparelho elétrico mantenha-o desligado da tomada. Só desligar a chave ou botão de liga/desliga não é suficiente.


Reparos Elétricos
9. Para fazer reparos elétricos, você tem à disposição diversos tipos de cabos: o simples de cobre rígido, normalmente usado nas conexões elétricas internas fixas de sua casa; o simples flexível, mais fácil de manusear; o paralelo flexível, em geral de uso externo, que pode ser usado para fazer extensões, etc.; e o paralelo rígido, que pode ser usado quando se desejar instalar uma outra tomada na parede, por exemplo.
10. Todos os cabos devem ser usados segundo a tabela de capacidade a seguir, que tem como base a corrente máxima a ser atendida, medida em amperes.



Ralos entupidos
Desentupir um ralo pode parecer uma tarefa complicada mas não é. Em geral é um problema que pode ser resolvido com certa facilidade. Para entender melhor o que pode estar acontecendo, é importante que você conheça um pouco do funcionamento do equipamento hidráulico de sua casa.
O sistema de esgotamento sanitário de um banheiro tem um ralo central, localizado no próprio banheiro, que coleta a água servida de todos os equipamentos do banheiro, exceto do vaso sanitário (pias, chuveiro, banheira, etc.). Todos os ralos, sirvam eles a banheiros, cozinha, área de serviço, ou mesmo a terraços, possuem um sistema de proteção que evita que detritos maiores caiam em seu interior, entupindo-os. Esta proteção é feita por grelhas de metal ou plástico e por um sistema de sifão, instalado em seu interior. Mesmo com essa proteção, pode ser que um ralo sifonado venha a entupir, mais cedo ou mais tarde, devido à presença de corpos estranhos que vedem a passagem da água pela tubulação (cabelos, resíduos de sabonete, grampos, e outros pequenos objetos que podem cair no ralo da pia ou do chuveiro, por exemplo). Outra informação importante é que em toda a tubulação de saída de água da pia e lavatório, haverá sempre um sifão em PVC ou metal para impedir o entupimento da tubulação de águas servidas que vai da pia ou lavatório até o ralo central sifonado.


Para desentupir o ralo, siga estes procedimentos:
Desentupidor


1. Usando um desentupidor de ralos: coloque sua ventosa diretamente sobre o ralo (da pia, do chuveiro, da banheira, etc.), abra a torneira, deixe a água acumular um pouco, cobrindo a borracha do desentupidor e bombeie para baixo e para cima, segurando em seu cabo, até notar que a sujeira está sendo liberada do ralo.


2. Verifique se a água corre normalmente. Caso contrário, insista mais um pouco, para tentar liberar a sujeira restante. Mas lembre-se: este procedimento não deve ser executado com muita força, pois pode forçar as juntas do encanamento, provocando um problema maior ainda.


3. Se o problema não for resolvido, o próximo passo é limpar o sifão (no caso de pias e lavatórios). Existem vários tipos de sifão, de metal ou de plástico, com cotovelo, em forma de "U", etc. Como o entupimento pode estar na curva, ele deve ser aberto ou retirado, dependendo do tipo. Para iniciar essa operação, coloque um balde ou uma bacia embaixo do mesmo, para conter a água que fica acumulada no sifão.
Encanamento4. Sifões em forma de "U e CORRUGADO" devem ser retirados por inteiro, soltando-se as braçadeiras de suas duas extremidades. Limpe o sifão e aproveite para limpar o cano que liga o ralo da pia ao sifão . Usando um arame grosso e flexível, com uma bucha na ponta, remexa pelo cano e retire toda a sujeira. Cuidado para não danificar as peças de plástico. Recoloque o sifão, atarrachando as braçadeiras.
Encanamento - Ralos5. Sifões em forma de cotovelo têm uma espécie de copo no fundo (A). Esta peça deve ser desatarrachada e retirada, para facilitar a limpeza (é nela que os resíduos ficam retidos). Limpe também o cano e recoloque o copo. Se for preciso, utilize fita de vedação para preencher eventuais falhas na rosca e assegurar maior vedação. Se, por acaso, o seu sifão for de chumbo, tome cuidado para não entortá-lo ao soltar a rosca.
Ralos
6. Se o problema não for resolvido com os procedimentos anteriores, deve-se limpar o ralo central. Retire a grelha e, usando luvas de borracha, retire os resíduos e corpos estranhos. No ralo sifonado, existe um tampão sobre o sifão (B). Caso haja necessidade de retirá-lo para limpeza, não esqueça de colocá-lo novamente. A sua falta permitirá a entrada de odores provenientes da coluna de esgoto primário.
7. Se, ainda assim, o problema não for resolvido, o próximo passo pode ser a aplicação de algum produto desentupidor de pias (em geral, soda cáustica), que pode ser facilmente encontrado. Retire a água parada e adicione, no ralo, a quantidade recomendada do produto. Se não quiser usar soda cáustica, vá para o passo 10.
8. Como esses produtos geralmente são perigosos, siga rigorosamente as instruções do fabricante. Para manuseá-los utilize sempre luvas e óculos de proteção. Antes de sua utilização, é recomendado ler os alertas apresentados na página específica (clique aqui) do site da Universidade Estadual Paulista.
9. Caso tenha usado um produto desentupidor de pias como descrito nos passos 7 e 8 e, mesmo assim, não tenha tido sucesso no desentupimento, você terá que tentar retirar o produto restante com muito cuidado, usando sempre luvas e óculos protetores, para só então, passar para o passo 10.
10. Se, apesar de todas as tentativas anteriores, o entupimento não for eliminado, é recomendável chamar um técnico especializado. Se você não conhece um bom encanador, consulte as lojas especializadas, pois elas costumam manter um cadastro de técnicos experientes. Exija sempre referências do encanador escolhido, e consulte pelo menos duas pessoas que tenham contratado os seus serviços.




Identificando um curto circuito
sítio de Burle MarxQuando há um curto circuito nas instalações elétricas de sua residência, provocando a interrupção do fornecimento de energia para um ou mais cômodos e você não sabe a causa exata, diversas verificações podem ser feitas para que seja possível identificar o que motivou o curto:
1. Um disjuntor desarmado ou um fuzível queimado podem ser sinal de que houve uma sobrecarga no sistema elétrico. Verifique no quadro geral de disjuntores ou fuzíveis se há um disjuntor desarmado (a chave parece que fica meio "mole", sem resistência quando se tenta religá-la) ou se há um fuzível queimado (você pode usar o teste neon para checar se está queimado - neste caso, a luz neon não acenderá). Para evitar surpresas desagradáveis, refaça o teste.
2. Geralmente, quando ocorre um curto circuito, é relativamente simples identificar a origem do problema. Procure por marcas de manchas pretas nos interruptores ou tomadas do cômodo que está sem energia. Procure também por fios e tomadas que pareçam ter queimado ou que estejam danificados, com os fios encostando um no outro e provocando o curto. Neste caso, desligue o aparelho, retirando a tomada, e substitua a parte danificada (fio ou tomada).
3. Se o circuito elétrico do cômodo deixou de funcionar logo depois que você ligou mais um aparelho eletrodoméstico, provavelmente ocorreu uma sobrecarga no circuito. Religue um ou mais aparelhos em outro circuito (que esteja funcionando), para eliminar a sobrecarga. Vá ao quadro de disjuntores ou fuzíveis e religue o disjuntor que desarmou ou substitua o fuzível que queimou. E cuidado, pois você está usando sua instalação elétrica próxima da carga máxima projetada.
4. Se você não achou nenhum destes sinais de problema, será necessário verificar o circuito elétrico seguindo os próximos passos. Tome os cuidados descritos na matéria "Reparos elétricos - conceitos básicos". Se achar que não está apto a executá-los, vá para o passo 10.
5. Desligue os aparelhos que estiverem conectados a benjamins ou T's (dispositivo com que se ligam vários aparelhos a uma só tomada), pois eles também provocam sobrecarga. Evite usá-los.
6. Desligue todos os interruptores, retire todas as lâmpadas e desligue as tomadas de todos os aparelhos eletrodomésticos que estiverem no circuito que não está funcionando. Depois disso, religue o disjuntor ou substitua o fuzível queimado.
7. Se o disjuntor desarmar novamente ou se o fuzível queimar de novo, o problema pode ser um curto circuito provocado por um interruptor ou uma tomada. Com o circuito desligado, remova o espelho de cada tomada de parede e de cada interruptor para verificar as condições dos fios que chegam a ele(s). Os fios podem estar com mal contato (neste caso basta reapertar o(s) respectivos parafuso(s)) ou podem estar encostando em outros que estejam desencapados (neste caso, refaça a ligação, cortando a ponta do fio desencapado e colocando-o de volta no respectivo conector).
8. Se o disjuntor não desarmar novamente ou se o fuzível não queimar de novo, religue um interruptor de cada vez, e verifique se ocorre novo curto. Se isso ocorrer, o problema está nesta última ligação, sendo provocada não pelo interruptor, mas pelo aparelho que está instalado nele (lâmpada, ventilador de teto, etc.) ou no receptáculo da lâmpada ou aparelho. Neste caso, desligue o circuito e conserte o receptáculo, bocal ou conexões do aparelho, substituindo, se for o caso, a fiação correspondente que se apresentar com os sinais descritos anteriormente.
9. Religue um aparelho eletrodoméstico de cada vez. Se ocorrer novo curto circuito, o problema está sendo criado por este último aparelho, que deve estar com curto circuito interno. Desligue-o deixando-o de lado para ser consertado posteriormente (por você mesmo ou por um especialista), religue o disjuntor ou substitua o fuzível e continue a testar os outros aparelhos.
10. Se, apesar de todas as tentativas anteriores, o curto circuito não for eliminado, é recomendável chamar um técnico especializado. Se você não conhece um bom eletricista, consulte as lojas especializadas, pois elas costumam manter um cadastro de técnicos experientes. Exija sempre referências do eletricista escolhido, e consulte pelo menos duas pessoas que tenham contratado os seus serviços.



Consumo de energia
Muito cuidado com aparelhos de alto consumo de energia como microondas, secadoras e ferro de passar, esses aparelhos forem ligados em conjunto numa mesma tomada podem causar curto-circuito e até mesmo um incêndio. Se forem ligados com algum tipo de adaptador (benjamin), pode ocorrer o superaquecimento do mesmo anulando assim a passagem de energia



Nenhum comentário: