sexta-feira, 29 de julho de 2011

Norma NBR 14136. - TOMADAS

Novo Padrão Brasileiro de Tomadas de acordo com a norma NBR 14136.


A SIEMENS, uma empresa sempre atenta e preocupada em seguir rigorosamente as normas técnicas vigentes no país, disponibiliza ao mercado uma série de produtos de acordo com o novo padrão brasileiro de tomadas a norma NBR 14136. 
Esta norma foi aprovada em 2001 com a participação de vários setores da sociedade, sempre buscando a segurança das instalações elétricas e principalmente a segurança dos usuários.
Segurança contra choque elétrico
Em função do rebaixo existente na configuração desta tomada, evita-se o contato com as partes energizadas dos plugues, fato este muito comum quando um plugue está parcialmente inserido na tomada ou quando ocorre uma inserção unipolar deixando um dos pinos energizado exposto ao contato do usuário.










- Inserção parcial: quando um plugue estiver parcial ou totalmente inserido na tomada, não pode permitir contato acidental com as partes vivas (energizadas);
- Inserção unipolar: não deve ser possível estabelecer ligação entre um pino de um plugue e o contato sob tensão de uma tomada enquanto o outro pino permanecer acessível:
Conclusão:
Em ambos os casos os usuários podem levar um choque elétrico com risco de vida, principalmente as crianças, e com a nova geometria da tomada padrão isso não ocorrerá;

Padronização de apenas duas versões de correntes nominaisA NBR 14136 padroniza as correntes de 10 A e 20 A. Em função do diâmetro dos plugues torna-se impossível a inserção de um plugue de 20 A em uma tomada de 10 A, evitando-se desta forma uma situação de sobrecarga.
Entretanto, o consumidor poderá utilizar um plugue de 10 A em uma tomada de 20 A. Esta solução proporciona ao usuário maior versatilidade.

 
Conexão do condutor terra antes dos demais
Com o novo padrão e devido as suas características, o condutor terra sempre será conectado antes dos condutores de energia lembrando que o aterramento é obrigatório nas novas instalações desde julho de 2006, conforme a Lei 11.337, alem de ser fundamental para a segurança do usuário.





Intercambiabilidade (equipamentos classe I e classe II)





         Plugue para equipamentos                            Plugue para equipamentos
         classe I (2P+T)                                    classe II (2P)






Padronização das configurações








Características do padrão
As tomadas podem ser:
- Fixas e sempre 2P+T
- Móveis, 2P ou 2P+T
- De 10A ou 20A
- De embutir, sobrepor ou semi-embutir
- Desmontáveis ou não desmontáveis

Aspectos Normativos: ABNT NBR54106.5.3 Tomadas de corrente e extensões
6.5.6.1 Todas as tomadas de corrente fixas das instalações devem ser do
tipo com contato de aterramento (PE).
As tomadas de uso residencial e análogo devem ser conforme NBR 6147 e
NBR 14136 e as tomadas de uso industrial devem ser conforme IEC 60309-1.
5.1 Proteção contra choques elétricos
(...)
5.1.2.2.3 Eqüipotencialização
(...)
5.1.2.2.3.6 Todo circuito deve dispor de condutor de proteção, em toda
sua extensão.
NOTA – Um condutor de proteção pode ser comum a mais de um circuito,
observado o disposto em 6.4.3.1.5.

Portarias Resoluções e normas aplicáveis
Portaria INMETRO:
-
Portaria nº 85, de 03 de abril de 2006 – certificação compulsória;
- Portaria nº 081, de 10 de março de 2008 – Selo de conformidade.
- Resoluções CONMETRO (padronização de plugues e tomadas)
- Resolução Conmetro nº 11, de 20 de dezembro de 2006;
- Resolução Conmetro nº 2, de 06 de setembro de 2007.

Norma ABNT
-
NBR NM 60884-1:2004 – Plugues e Tomadas para Uso Doméstico e Análogo – Parte 1: Requisitos gerais (IEC 60884-1:1994, MOD);
- NBR 14136:2002 – Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo até 20 A/250 V em corrente alternada – Padronização.
- Informações Adicionais
Informativo da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Portfólio SiemensNas linhas de Interruptores e tomadas da SIEMENS, você irá encontrar as novas tomadas padrão NBR nas versões modular e em conjuntos montados. Abaixo apresentamos o portfólio de produtos em conformidade com esta norma. Vale ressaltar que todos eles são aprovados e certificados pelo INMETRO.
- Delta Mondo
- Ilus
- Duomo Bianco, Duomo Spazio, Duomo Beige
- Visage

Dúvidas Frequentes (essas questões e suas resposta foram retiradas do Web-site do INMETRO)
1) Por que o Brasil precisa de um padrão?
Hoje, no Brasil, existem mais de dez modelos de plugues diferentes e quantidade semelhante de tomadas, gerando uma situação de risco de choque elétrico ao usuário (conforme ilustrado na figura  abaixo) e de sobrecarga na instalação elétrica (conexão de aparelhos projetados para  tensões e correntes diferentes da tomada) e desperdício de energia, através da dissipação de calor (uso de adaptadores inadequados para conectar muitos equipamentos em uma única tomada). O padrão é sinônimo de segurança.
2) Por que o Brasil não adotou o padrão internacional de plugues e tomadas?
Porque o padrão internacional não existe. Cada país desenvolveu o seu próprio padrão,  impossibilitando a criação de um padrão único. O padrão estabelecido no fórum da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT foi desenvolvido considerando a conectividade com os plugues hoje existentes. O padrão é conectavel com 80% dos aparelhos elétricos atuais.
Alguns países possuem um padrão: Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, México Chile, França, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Japão, Austrália, entre outros. Cada um deles adota um padrão diferente.
3) Quais são as vantagens do padrão?
Com a tomada padrão, em novo formato de poço, sextavada (talhada em seis faces), os consumidores, principalmente as crianças, não correrão mais o risco de tomar choques elétricos. Outras vantagens são a de que o padrão promove a adaptação de voltagens diferentes que existem, hoje, em nosso país e ajuda a combater o desperdício de energia.
4) Vou ter que mudar todas as minhas tomadas de casa e vou ter que comprar produtos com plugues novos?Não. A mudança não é drástica, uma vez que a maioria dos plugues de dois pinos comercializados em aparelhos eletroeletrônicos, fabricados no Brasil nos últimos anos, já se encontra adequada ao novo padrão, mostrando que o mesmo é totalmente compatível com a tomada atual.
5) Quer dizer que os plugues novos vão encaixar nas tomadas atuais?
Sim. As dimensões e as distâncias entre os furos (pólos ) da tomada padrão permitem o encaixe (a inserção) de plugues redondos com o formato atual em mais de 80 % (oitenta por cento) dos aparelhos atualmente comercializados, garantindo a conectividade dos plugues e as tomadas atuais com os plugues e tomadas padrão.


Fonte: <http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/TemplateD.Aspx?channel=7425 > Ultimo acesso em 29/07/2011.

Nenhum comentário: